Junho e a tradição gaúcha: mês de santos e fogueiras
(Entre o sagrado e o profano…)
Santo Antônio (dia 13)
No folclore, não só gaúcho mas brasileiro, Santo Antônio é o santo dos milagres, pois, como diz Amadeu Amaral (Tradições Populares), “…..e, apesar de tanto poder, é o mais humilde, o mais alegre, o mais camarada dos grandes da corte celeste…”.
As moças “casadoiras” de Sul à Norte desse Brasilzão de Deus, tanto na cidade quanto no campo, guardam um “santo antoninho” de cêra, chumbo, madeira, barro, etc, e uma quantidade de versinhos, cantigas e citações sobre esse santo. Como este “responso”… falando de um folclore cada vez mais presente:
“Quem milagres quer achar / contra males do demônio,
busque logo a Santo Antônio, / que aí o há de encontrar”.
São João (dia 24)
Conta a tradição que Isabel (mãe de João) prometeu ascender uma fogueira quando seu filho nascesse, para avisar Maria (sua prima e futura mãe de Cristo). E o ritual da fogueira mantém-se até os dias de hoje entre gaúchos e muitos outros povos, homenageando São João.
Com certeza, São João é o santo mais festejado na tradição gaúcha, com cantorias, procissões, “mesa dos inocentes”, etc. Em Sobradinho/RS, pessoas caminham descalças sobre brasas (quem não tem pecado, não se queima!!!) o que é realmente impressionante.
Há, também, muitas simpatias, como essa – vinda de Portugal – com clara de ovo e água, para ver-se a sorte:
“São João de Deus amado / São João de Deus querido,
deparai-me a minha sorte / neste copinho de vidro”.
São Pedro e São Paulo (dia 29)
São os santos comemorados a 29 de junho, com festa, fogueiras, jogos, brincadeiras e muita comida típica.
Em algumas regiões do Brasil há a “fincação do mastro” com as respectivas bandeiras, com direito a cortejo de festeiros, etc.
São Pedro é festejado aos moldes de São João, porém com menos intensidade. Principal apóstolo de Cristo. Quando ele firmou sua fé em Jesus como o filho de Deus, Cristo disse-lhe: ”Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha igreja”.
São Paulo, por sua vez, é conhecido como o apóstolo dos gentios, mesmo sem ter sido um dos 12 apóstolos originais. E tornou-se um dos maiores pregadores e organizadores da Igreja Cristã, desempenhando importante papel na difusão da nova religião.
Autor de várias cartas (as Epístolas) aos seus amigos e a várias igrejas, nelas São Paulo fala das verdades do cristianismo. Suas festas, em sua maioria, ocorrem juntas às comemorações de São Pedro.
E ainda as fogueiras, com um formato próprio para cada santo!
Mas oigalê… que mês, seu!!!
Simpatias, “tiradas” de sorte, crendices, superstições, cantorias… são manifestações típicas alimentando o folclore do ciclo junino no Rio Grande do Sul… a nossa terra!