O sabor dos doces

(Se chegando igual formiga …)

 

Se há alimento no mundo com uma espécie de “linguagem universal”, esse é o doce. Sua matéria prima número um – o açúcar, conhecido no mundo inteiro é responsável por essa maravilha da culinária universal…

 

Ambrosia branca

Ingredientes:

l lata de leite condensado, 3 vezes a mesma medida de leite, 4 ovos.

Preparo:

Misture bem o leite condensado com o leite e leve ao fogo. Enquanto isso, bata as claras em neve e, depois, junte as gemas, uma de cada vez, batendo sempre.

Despeje a mistura de ovos no leite fervendo. Com auxílio de uma espumadeira, vire a mistura para que ambos os lados cozinhem por igual. Após quinze minutos, retire o doce da panela, escorra-o bem e coloque numa vasilha. Deixe o leite fervendo até que engrosse mais um pouco e, então, despeje-o também na vasilha.

Se preferir, polvilhe a ambrosia com canela em pó. Sirva gelada.

 

Ovos queimados

Ingredientes:

1 xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de água, 6 ovos.

Preparo:

Bata bem os ovos e reserve. Leve o açúcar e a água ao fogo até que a calda comece a queimar. Nesse ponto, despeje os ovos batidos na panela. Mexa com um garfo bem devagar, para que os ovos não se esfarelem.

Em alguns minutos, os ovos absorvem a calda e ficam “queimadinhos”. Não deixar por muito tempo na panela, sob o risco que queimarem demais. Espere esfriar e estarão prontos para serem servidos.

 

E, com muitas variações regionais, o que lhes garantem uma maior originalidade e representatividade, pode-se dizer que cada doce, em sua forma de ser feito, se transforma em único…

 

……………………………………

                                          “Santa Bárbara bendita / que no céu está escrito,

                                                com papel e água benta / nos livrai desta tormenta”!

Elas são um meio de defesa prático e involuntário: as superstições, as crendices, as simpatias, as orações e rezas… Invocações como essa acima, pedindo proteção às tormentas, estão presentes na vida do homem do interior de todo o Brasil e, em especial, aqui no Rio Grande do Sul… a nossa terra!